Será que vale a pena fazer dropshipping fora do Brasil?

Quem já atua nesse mercado, está sempre em busca de novas oportunidades de negócios e de vendas. E uma das formas de fazer isso é vendendo para clientes de outros países.

Contudo, existem diversas características nesse processo que precisam ser consideradas, para que assim, você tenha lucros consistentes e evite problemas futuros.

Se você mora fora do país e quer atuar nesse segmento, ou então, já trabalha com dropshipping no Brasil, mas quer expandir suas operações para novos mercados, esse artigo é para você!

Para saber mais, continue a leitura!

Dropshipping fora do Brasil: quais as principais vantagens?

O dropshipping é um mercado em constante crescimento, já que as pessoas estão cada vez mais fazendo compras pela internet, devido a flexibilidade e conveniência.

E uma das possibilidades para quem deseja explorar novos mercados é o dropshipping fora do país,que oferece diversas vantagens, como por exemplo:

• Baixo investimento inicial: nesse modelo de negócio, você não precisa realizar grandes investimentos financeiros. Além disso, não precisa se preocupar em manter um estoque físico, o que reduz custos associados ao armazenamento de produtos.

• Facilidade para encontrar fornecedores: há diversos fornecedores em outros países que trabalham e estabelecem parceria com dropshippers.

• Acesso a uma grande variedade de produtos: quanto mais produtos você oferecer, mais oportunidades de vendas serão encontradas. Nos EUA, por exemplo, o mercado é bastante amplo, o que significa que você pode trabalhar com diversos produtos dentro do seu nicho.

• Atualização constante de produtos: Como um dropshipper que realiza vendas para fora do Brasil, você pode se beneficiar das atualizações rápidas e lançamentos de novos produtos no mercado.

• Expansão do mercado: com o dropshipping fora do Brasil, você pode vender produtos para clientes de diferentes países, favorecendo o alcance de mercados internacionais.

Como funciona o processo para fazer dropshipping fora do Brasil

Há algumas etapas envolvidas no processo de expansão de dropshipping para fora do país.

Comece com a pesquisa de fornecedores que estão dispostos a trabalhar com essa modalidade. Você pode utilizar diretórios online, plataformas de sourcing ou até mesmo entrar em contato direto com fornecedores reconhecidos na área.

Depois de fazer a pesquisa, estabeleça uma parceria, para que assim, o trabalho seja vantajoso para as duas partes envolvidas.

Para fazer dropshipping fora do país, você precisará de uma plataforma de comércio eletrônico que suporte essa funcionalidade ou adapte sua loja atual para incluir fornecedores internacionais.

Insira informações detalhadas sobre os produtos e fornecedores para que os clientes entendam com clareza como o processo funciona.

Quando a loja estiver configurada, você poderá finalmente receber pedidos, que serão repassados ao fornecedor ou fabricante correspondente.

Configure também métodos de pagamentos que sejam adequados para transações internacionais, como cartões de créditos internacionais, Paypal ou outras soluções de pagamento mundialmente aceitas.

Caso você queira focar especialmente em um país, verifique as preferências de pagamento específicas desse mercado.

No dropshipping, o lojista (você) é quem faz o pagamento ao fornecedor. Após receber o pagamento do cliente, você irá repassar o valor ao fornecedor, que ficará responsável pela embalagem e envio da mercadoria para a casa do consumidor.

É importante que o fornecedor ofereça um número de rastreamento. Desse modo, você poderá acompanhar o pedido e informar o cliente sobre novas atualizações.

Fique atento às regulamentações e requisitos alfandegários do país em questão. Isso inclui taxas alfandegárias, impostos de importação e possíveis restrições sobre certos produtos.

Isso vai ajudar a tirar dúvidas dos clientes com mais precisão, além de evitar possíveis contratempos ao lidar com processos de vendas internacionais.

Dropshipping fora do Brasil: quando vale a pena?

Como podemos ver, o dropshipping fora do Brasil pode valer a pena em diversos casos, já que você amplia as oportunidades de vendas e consegue explorar novos mercados.

Muitos profissionais experientes, inclusive, são adeptos dessa modalidade e conseguem ter lucros ainda maiores.

Entretanto, o processo pode ser um pouco complicado para empreendedores iniciantes, que ainda estão conquistando seu espaço no mercado e não possuem muita experiência.

Mas se você é um profissional experiente com dropshipping no Brasil, é bem provável que essa estratégia valha a pena para você.

Afinal, você poderá explorar novos mercados e fazer vendas para países com uma moeda mais forte do que a nossa, como os Estados Unidos, por exemplo.

Dropshipping fora do Brasil: quais cuidados tomar?

Você já viu que o dropshipping fora do Brasil é uma grande possibilidade para quem deseja atuar nesse mercado, seja no nosso país ou no exterior.

Entretanto, assim como com qualquer profissional que atua no mercado de vendas online, é importante tomar alguns cuidados, como por exemplo:

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado sobre o país em que você deseja vender, vai te ajudar a obter insights valiosos, identificar oportunidades e descobrir quais são os produtos com maior demanda.

Fornecedores confiáveis

Escolha excelentes fornecedores para que assim, você possa oferecer uma experiência de qualidade aos seus clientes.

Faça pesquisas de avaliação e informe-se sobre prazos de entrega, custos e políticas de devolução, para ter certeza de que eles podem lidar com remessas internacionais de maneira eficiente, respeitando os prazos estipulados.

Dessa forma, caso aconteça algum imprevisto, vocês dois podemos trabalhar em conjunto para encontrar uma solução!

Problemas alfandegários

Mesmo com planejamento e os devidos cuidados, problemas alfandegários podem ocorrer.

Então, é importante se preparar para lidar com questões como devolução de produtos e taxas adicionais.

Fique sempre informado sobre as regulamentações alfandegárias do país destino!

Logística

Você não é o responsável direto pelo armazenamento, embalagem e mercadorias para outros países, já que é o fornecedor que irá fazer isso.

Entretanto, é recomendado que você se comunique com o fornecedor sobre essas questões, para que possa tirar as dúvidas dos clientes sobre prazo de entrega e rastreamento de produtos.

Se você ficou interessado em trabalhar com dropshipping fora do Brasil, aproveite para conversar com a equipe de atendimento da Goodds – a primeira agência especializada em dropshipping no Brasil.

Nós temos mais de 10 anos de experiência em vendas online e milhares de clientes satisfeitos no Brasil e no exterior!

Entre em contato agora mesmo para tirar dúvidas e conhecer nossos serviços.