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26 de abril de 2022
Inteligência artificial

Como a inteligência artificial pode impulsionar a sua loja virtual

Nos últimos anos, a inteligência artificial transformou completamente diversos setores, incluindo o comércio eletrônico.

Para empreendedores digitais, a integração da IA oferece grandes oportunidades para impulsionar os negócios, fidelizar clientes e ganhar vantagem competitiva.

A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados, identificar padrões, personalizar a experiência do usuário e automatizar tarefas complexas, tudo isso com mais precisão.

Nesse texto, vamos explorar o poder da inteligência artificial na sua loja virtual, oferecendo insights valiosos sobre como aproveitar essa tecnologia para otimizar processos.

Como a inteligência artificial está transformando o e-commerce?

A IA tem desempenhado um papel importante, proporcionando às lojas virtuais novas possibilidades para aprimorar a experiência do cliente, realizar projetos em menos tempo e eliminar tarefas repetitivas.

Com sua capacidade de analisar um grande volume de dados e aprender com eles, essas ferramentas tecnológicas estão moldando o futuro do comércio eletrônico, que irá passar por mais mudanças nos próximos anos.

Diversas áreas, como atendimento, marketing, vendas e segurança virtual, podem ser otimizadas através da inteligência artificial.

Além disso, torna-se possível reduzir custos, já que tarefas que antes levavam horas ou até dias para serem finalizadas, agora, são concluídas em bem menos tempo.

Como usar a inteligência artificial na sua loja virtual?

As tecnologias baseadas em IA, de início, até podem parecer um pouco complicadas.

Mas ao aprender como utilizá-las da forma correta, você consegue otimizar diversos processos e até mesmo ganhar vantagem competitiva no mercado.

Pensando nisso, separamos as principais formas de usar a IA na sua loja virtual. Confira!

1. Atendimento ao cliente e chatbot

O atendimento ao cliente é uma parte fundamental de qualquer negócio, e as empresas estão constantemente buscando maneiras de oferecer suporte rápido, eficiente e conveniente aos seus clientes.

O chatbot é um software projetado para interagir com os clientes através de mensagens instantâneas, simulando uma conversa humana. Com base em algoritmos de IA, eles entendem as perguntas e comandos e fornecem respostas personalizadas.

2. Recomendação de produtos

Através de algoritmos avançados, a inteligência artificial analisa grandes volumes de dados e entende as preferências dos clientes, permitindo recomendações mais relevantes.

Desse modo, cada visita no site se torna mais personalizada, já que o usuário irá receber recomendações de produtos, serviços e ofertas que ele realmente tem interesse.

Com o uso da tecnologia para recomendar produtos, as lojas virtuais conseguem aumentar a relevância de ofertas e as taxas de conversão.

3. Recuperação do carrinho abandonado

O carrinho abandonado é um dos problemas recorrentes no e-commerce.

O cliente seleciona os produtos que deseja, mas na hora de concluir a compra, por algum motivo, acaba desistindo.

Existem diversos motivos pelos quais isso acontece, como por exemplo:

• O cliente não tem certeza se realmente precisa daquele produto;

• Valor do frete;

• Complexidade do processo de checkout;

• O site não oferece a opção de pagamento desejada;

• Interrupções ou distrações externas;

• Falta de confiança no sistema de segurança do site.

E a inteligência artificial, nesse cenário, pode ser uma solução eficiente para fazer com que o cliente retorne ao site e finalize a compra.

Uma dessas formas é através de e-mails personalizados, lembrando o cliente da compra que ele ainda não concluiu.

A IA também utiliza algoritmos de recomendação para sugerir produtos adicionais ou outras alternativas com base nos itens presentes no carrinho abandonado. Isso pode incentivar o usuário a voltar ao site e até mesmo a adquirir outros produtos.

4. Email marketing

Email marketing é uma estratégia de marketing digital voltada para o envio de e-mails para a base de leads que a empresa possui.

As mensagens são personalizadas de acordo com a campanha que será divulgada, fase do funil de vendas em que o cliente se encontra e outros objetivos relevantes que você deseja conquistar.

A inteligência artificial pode ajudar na criação de uma boa estratégia de email marketing.

Por meio de recursos e ferramentas, torna-se possível personalizar, automatizar e otimizar as campanhas para aumentar o engajamento do usuário e aumentar as taxas de conversão.

5. Busca avançada e filtragem dos produtos

Ao entrar no site de uma loja virtual, é comum que o usuário tenha preferência por determinados produtos e valores.

Sendo assim, para otimizar a experiência dele, a sua loja pode disponibilizar uma ferramenta que permite que ele faça buscas personalizadas e filtre a pesquisa de acordo com as características mais relevantes para ele.

6. Experiência do usuário

A experiência do usuário é um dos fatores que mais influencia a decisão final de compra do consumidor.

E a inteligência artificial pode otimizar essa experiência, fazendo com que o usuário fique mais tempo no site e decida adquirir um produto.

Os algoritmos de IA são usados no processo de análise de dados, como histórico de compras, comportamento de navegação e preferências, a fim de oferecer recomendações personalizadas.

A personalização do atendimento e da experiência de compra, irá ajudar a sua loja virtual a despertar o interesse do cliente. Mesmo que ele não compre nada na primeira visita, ele pode voltar futuramente e até mesmo, recomendar a loja para amigos e conhecidos.

7. Prevenção de fraudes e segurança

Infelizmente, os crimes virtuais aumentaram consideravelmente nos últimos anos.

Roubos e vazamentos de dados são alguns dos tipos de golpes mais comuns aplicados pelos criminosos.

Nesse cenário, é essencial investir em segurança virtual para proteger dados da empresa e dos clientes.

Para evitar fraudes e aumentar a segurança, é comum o uso de sistemas de inteligência artificial que detectam e previnem atividades fraudulentas.

As soluções tecnológicas possuem recursos capazes de analisar comportamentos suspeitos, transações duvidosas e informações de pagamento para detectar fraudes, protegendo a loja e os clientes.

É importante lembrar que uma loja virtual que não utiliza bons sistemas de segurança, não passa confiança para os usuários. Por esse motivo, eles podem decidir fazer a compra em outros sites.

Nós esperamos que você tenha gostado de conhecer algumas das formas pelas quais a inteligência artificial traz benefícios para a sua loja virtual.

Quando bem utilizada, a tecnologia pode transformar diversos processos e te ajudar a realizar mais vendas!

E se você possui uma loja virtual e está em busca de soluções de marketing para vender mais e fidelizar clientes, entre em contato com a Goodds!

Nós somos especialistas em vendas online e temos milhares de clientes no Brasil e no exterior! Estamos esperando por você.

Ainda tem dúvidas? Fale com nossos especialistas!

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