Definir o mix de produtos ideal é uma decisão importante e que pode impactar nos resultados do seu e-commerce.

A oferta de produtos ou serviços deve ser estrategicamente planejada para atender às necessidades e desejos dos clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento da empresa.

Afinal, não adianta muito oferecer uma grande variedade de produtos, se eles não forem interessantes para o público-alvo.

E se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Vamos explicar como tudo funciona na prática e como você pode tomar essa decisão de forma eficiente.

O que é mix de produtos?

Imagine o mix de produtos como uma espécie de catálogo completo de tudo que uma empresa oferece. Isso inclui todos os itens e serviços que podem ser adquiridos pelos clientes.

Ou seja, é a totalidade de itens que um negócio disponibiliza para atender às necessidades e desejos dos clientes dentro do seu mercado-alvo.

Ele pode ser composto por diferentes categorias de produtos ou serviços, cada um com suas próprias características, preços e funcionalidades.

Para você entender melhor, vamos dar um exemplo.

Pense em uma loja de artigos esportivos. O mix é composto por uma variedade de itens que atendem às diferentes necessidades e preferências dos consumidores. Isso inclui peças de vestuário, calçados, equipamentos, acessórios, entre outros.

Uma seleção cuidadosa do que será disponibilizado pode ajudar a atingir diferentes segmentos de consumidores, diversificar fontes de receita e aumentar o nível de satisfação do público.

No entanto, é essencial equilibrar a oferta para garantir que ela atenda às necessidades dos clientes e seja viável para a empresa em termos de produção e lucratividade.

Por que o mix de produtos é importante para a sua empresa?

A definição do mix de produtos desempenha um papel muito importante no planejamento estratégico de uma empresa.

Essa seleção vai muito além de apenas disponibilizar produtos e serviços, pois implica em uma cuidadosa combinação que visa atender às necessidades, desejos e expectativas do consumidor final, ao mesmo tempo em que gera valor para o negócio.

Nesse cenário, também é importante pensar em sazonalidade, que se refere ao que é típico em uma determinada época do ano. Por exemplo, durante o inverno, é normal que a procura por casacos de lã, luvas e gorros aumente consideravelmente.

Isso mostra que o mix de produtos não pode ser definido de forma aleatória. A empresa precisa realizar uma análise profunda do mercado, entender as principais necessidades do comprador, assim como alinhar o mix a sua proposta de valor.

Como definir o mix de produtos de um negócio?

Muitas lojas virtuais buscam oferecer uma ampla variedade de produtos em seu portfólio, mas nem sempre criam uma estratégia sólida para essa diversificação.

Esse equívoco pode afetar o faturamento da empresa e as vendas.

Portanto, é essencial definir o mix de produtos de forma planejada, com base em informações e dados confiáveis sobre as possibilidades da empresa, oportunidades de venda e preferências dos clientes.

Veja as dicas que preparamos para você definir o mix de forma eficaz:

1. Pesquisa de mercado

Ao compreender o mercado em que a empresa atua, é possível identificar mudanças importantes nas demandas, necessidades dos consumidores e lacunas não atendidas, possibilitando a criação de um portfólio de produtos mais eficiente para o público-alvo.

Através dessa pesquisa, torna-se possível analisar as tendências e hábitos dos clientes. Todas as informações adquiridas podem ajudar no desenvolvimento da oferta de produtos que atendam necessidades específicas, aumentando as chances de vendas.

Além disso, a pesquisa de mercado permite uma análise criteriosa da concorrência.

Compreender os produtos oferecidos por outros negócios ajuda a identificar oportunidades para diferenciação.

2. Compreenda a sua persona

Persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal de uma marca, baseada em dados demográficos e comportamentais.

Ao compreender as personas do negócio, você tem mais facilidade para tomar decisões estratégicas e direcionar seus esforços de desenvolvimento.

Entender os problemas e desafios enfrentados pelo cliente e, assim, criar um mix de produtos que atenda diretamente essas demandas, é fundamental para ganhar vantagem competitiva no mercado.

3. Avalie o histórico de vendas

A avaliação do histórico de vendas é de extrema importância para a definição do mix de produtos, pois ajuda a identificar padrões e tendências que podem orientar o processo de tomada de decisões de uma empresa.

Com a avaliação do histórico de vendas, torna-se possível identificar quais produtos tiveram o melhor desempenho e quais apresentaram menor saída.

Isso permite compreender quais itens são os mais populares entre os clientes e quais podem estar enfrentando dificuldades de aceitação no mercado.

Outra vantagem de avaliar o histórico de vendas é identificar sazonalidades e variações de demanda ao longo do tempo.

Afinal, é normal que alguns produtos sejam mais procurados em determinadas épocas do ano.

Compreender esses padrões sazonais é essencial para planejar o estoque, garantindo que a empresa esteja preparada para atender à demanda em momentos de alta procura.

4. Analise o portfólio atual

Examinar cuidadosamente o histórico de vendas e o desempenho de cada item no portfólio permite identificar quais produtos são mais procurados pelos consumidores.

A análise também permite identificar quais itens necessitam de ajustes e melhorias.

O mercado é dinâmico e as necessidades dos clientes estão em constante mudança, portanto, é fundamental reconhecer oportunidades e criar diferentes estratégias de marketing para divulgar os produtos que você vende.

5. Observe a concorrência

Se você planeja oferecer um mix de produtos competitivo e que desperta o interesse da sua persona, vale a pena estudar a concorrência e ver o que eles estão oferecendo.

Analise a variedade de itens, as estratégias utilizadas para divulgar lançamentos e os preços praticados.

Todas essas informações vão te ajudar a identificar lacunas não atendidas que a sua loja virtual pode preencher.

Assim, você ganha vantagem competitiva no mercado e consegue identificar novas oportunidades para atrair e fidelizar clientes.

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