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02 de maio de 2022
Dropshipping

Protegendo seu negócio de dropshipping: dicas de segurança virtual

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, onde o comércio online tem se tornado uma parte essencial da vida empresarial, é fundamental priorizar a segurança virtual para garantir a proteção do seu negócio.

E se você atua ou quer atuar no dropshipping, sabe que apesar de todas as oportunidades presentes nessa área, há riscos e desafios relacionados à privacidade e proteção de dados, tanto para você quanto para os clientes.

Neste artigo, apresentaremos dicas valiosas e práticas para garantir a segurança virtual no seu trabalho.

Apresentaremos estratégias eficazes para proteger sua loja online, preservar as informações dos clientes e fortalecer a confiança dos consumidores.

Continue a leitura e saiba mais.

O que é segurança virtual?

Segurança virtual é um conjunto de práticas adotadas para proteger dados e atividades na internet.

Ou seja, refere-se à proteção de informações que circulam em um determinado site, rede social ou aplicativo.

Imagine que você possui um cofre para guardar objetos de valor financeiro, como jóias, por exemplo. Para garantir a segurança desses itens, você irá utilizar fechaduras robustas, utilizar um cofre feito com um material forte e resistente (como o aço) e instalar um sistema de alarme.

Do mesmo modo, na internet, é possível comparar o cofre aos dispositivos eletrônicos que armazenam informações sensíveis e confidenciais, que não devem ser compartilhadas com terceiros.

Essas medidas incluem o uso de soluções tecnológicas como antivírus e autenticação em dois fatores, protegendo os dados de usuários, funcionários e empresários.

Quais os principais golpes virtuais de dropshipping?

Apesar de todos os benefícios que a internet nos possibilita e as oportunidades presentes no setor de dropshipping, há alguns golpes que podem prejudicar profissionais na área e clientes.

Aqui estão alguns dos principais crimes virtuais:

Fornecedores falsos

Um golpe bem comum envolve fornecedores que se apresentam como experientes e confiáveis, oferecendo produtos a preços bem competitivos. 

Contudo, eles não entregam as mercadorias após o pagamento. Portanto, antes de fazer qualquer negócio, realize uma pesquisa sobre o fornecedor.

Sites falsos

Esse crime virtual prejudica tanto os clientes quanto o profissional de dropshipping.

No site falso, você encontra produtos populares, mas que, novamente, não serão enviados após o pagamento. 

Por isso, sempre verifique a autenticidade de um site antes de adquirir itens.

Chargebacks fraudulentos

Esse golpe ocorre quando o consumidor realiza um chargebacks falso ou injustificado, com a intenção de receber um reembolso indevido.

Exemplo de chargeback fraudulento: mesmo recebendo o produto corretamente, o cliente afirma que a entrega não foi realizada. Isso pode ser feito na tentativa de receber o reembolso, enquanto ainda fica com o produto.

Dicas de segurança virtual para dropshipping

Agora que você já a importância de segurança virtual e os golpes mais comuns na área de dropshipping, veja as dicas que preparamos para você:

1. Proteja suas contas e senhas

Proteger contas e senhas é um dos passos mais importantes para proteger os seus dados na internet.

Utilize senhas fortes e únicas para todas as suas contas relacionadas ao dropshipping, incluindo seu site e sistemas de pagamento.

Uma opção interessante é utilizar um gerenciador de senhas para armazená-las e gerenciá-las com segurança.

2. Sistema de pagamento seguro

O sistema de pagamento é uma parte importante na transação comercial entre clientes e empreendedores.

Portanto, garantir que os sistemas são seguros é essencial para proteger as suas informações e a dos consumidores, evitando fraudes, perda e roubo de dados.

Um sistema realmente seguro oferece medidas avançadas para proteger as transações online, o que costuma incluir criptografia de dados, que torna as informações confidenciais inelegíveis para qualquer usuário que tente acessá-las.

Além disso, essas soluções possuem ferramentas antifraudes integradas, que identificam e evitam atividades suspeitas ou fraudulentas.

Com bons sistemas de pagamento, você aumenta sua segurança virtual e oferece uma boa experiência aos consumidores.

3. Escolha uma plataforma confiável

Pesquise sobre a plataforma e verifique sua reputação e histórico.

Isso pode ser feito através de avaliações feitas por outros usuários, depoimentos do cliente e tempo em que a plataforma está no mercado.

O ideal é se informar sobre recursos de segurança oferecidos pela plataforma, que protegem os dados dos clientes e previnem fraudes.

Dentre algumas das melhores plataformas, podemos citar:

• Woocommerce;

• Shopify;

• Nuvemshop;

• Cartpanda;

• Yampi.

4. Fique atento a e-mails de phishing

O phishing é um golpe antigo na internet, em que o criminoso finge ser uma pessoa ou empresa confiável.

Nesse tipo de golpe, o criminoso entra em contato através de um e-mail, site ou aplicativo, induzindo as vítimas a fornecerem informações confidenciais ou realizar ações maliciosas, como clicar em links maliciosos.

Essas informações são usadas para fins criminosos, como roubo de identidade, fraude financeira ou acesso não autorizado a contas pessoais.

Para se proteger contra o phishing e aumentar a sua segurança virtual, verifique com cuidado o remetente das mensagens. Desconfie de e-mails não solicitados ou de fontes desconhecidas.

Também é importante não clicar em links de e-mails suspeitos ou em mensagens que solicitem informações confidenciais.

Só para você ter uma ideia, de janeiro a julho de 2022, foram realizadas mais de 5 milhões de tentativas de golpes financeiros.

5. Alerte seu público-alvo

Utilize o seu site e as redes sociais para alertar a sua audiência sobre possíveis golpes que estão sendo aplicados.

Se você descobrir que alguém está se passando por você para tentar roubar dados financeiros dos clientes ou conseguir informações sigilosas, alerte os seus clientes o mais rápido possível através dos canais de comunicação em que você está presente.

Você também pode produzir posts que destaquem a importância da segurança no dropshipping e incentivam os consumidores a adotarem medidas de proteção.

6. Avalie os fornecedores

Há fornecedores eficientes e muito profissionais que oferecem produtos de qualidade e possuem uma política de vendas confiável.

Contudo, infelizmente, há pessoas que se passam por fornecedores para aplicar golpes em empreendedores online.

Portanto, antes de fechar qualquer contrato ou estabelecer uma parceria, converse com o fornecedor e avalie as opiniões de outros profissionais que já fizeram negócios com ele!

7. Use autenticação de dois fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores é uma camada adicional de proteção para garantir que apenas você possa acessar sua conta.

Ative esse recurso sempre que for possível.

Funciona basicamente da seguinte forma: essa camada requer uma segunda forma de autenticação, além da senha, como um código enviado por SMS, por exemplo.

Isso dificulta o acesso indevido, mesmo que alguém consiga descobrir a sua senha.

Todas essas dicas de segurança virtual vão trazer mais tranquilidade e eficiência para a sua rotina de trabalho.

A Goodds é a primeira agência de dropshipping do Brasil.

Se você quer otimizar suas operações e revolucionar o marketing do seu negócio, entre em contato com a nossa equipe de atendimento!

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