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12 de agosto de 2022
Dropshipping

Os primeiros passos para fazer dropshipping global

O dropshipping global está atraindo muitos empreendedores visionários, que desejam expandir suas operações para outros países e, assim, conquistar novos mercados e aumentar os lucros.

Você já pensou em vender para clientes em todo o mundo, sem precisar se preocupar com estoque ou envio de produtos? É isso que o dropshipping global permite que você faça!

E se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Vamos te mostrar o passo a passo para entrar nesse mercado e revolucionar a sua loja virtual!

O que é dropshipping global?

O dropshipping global é uma prática de comércio eletrônico na qual um vendedor expande suas operações para outros países. 

Nesse modelo, o empreendedor estabelece parcerias com fornecedores e fabricantes, que são responsáveis por enviar os produtos diretamente aos clientes quando uma venda é realizada. 

Ou seja, é possível realizar vendas internacionais mesmo sem sair do Brasil.

É importante não confundir o dropshipping global com o dropshipping internacional.

No dropshipping global, o empreendedor pode ter clientes em outros países, atendendo clientes em diferentes regiões do mundo.

Já no dropshipping internacional, o principal foco está na venda de produtos importados para clientes locais. O vendedor, nesse caso, trabalha em parceria com fornecedores estrangeiros para vender mercadorias em seu mercado doméstico.

Quais as vantagens de fazer dropshipping global?

Dentre as principais vantagens dessa prática, podemos citar:

• Flexibilidade geográfica: você consegue gerenciar seu negócio de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Isso traz uma flexibilidade maior em relação aos horários de trabalho e localização.

• Maior faturamento: com uma base de clientes global, você pode ter um faturamento maior, já que irá atender uma demanda mais ampla pelos seus produtos.

• Temporadas e eventos globais: você pode aproveitar eventos sazonais em outros países para aumentar as vendas, adaptando a sua loja virtual e as estratégias de marketing para essas ocasiões.

• Escalabilidade: conforme o seu negócio se expande, você pode aumentar a variedade de produtos que oferece.

Como começar a fazer dropshipping global?

Como você pode ver, estamos falando de um mercado que oferece grandes oportunidades de lucro e expansão para empreendedores virtuais.

E dependendo dos seus objetivos, pode ser uma ótima opção para o seu negócio!

Veja, abaixo, o passo a passo para começar a fazer dropshipping global:

1. Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é necessária para identificar oportunidades de venda e entender os hábitos de consumo das pessoas em diferentes países do mundo.

Afinal, nem sempre uma estratégia de marketing ou de vendas que funciona no Brasil, irá funcionar em outros lugares.

Para começar a fazer a pesquisa, estude os comportamentos de compra, tendências e os concorrentes em mercados-alvo.

Também é interessante entender melhor sobre regulamentações comerciais em mercados específicos. É importante adaptar a sua estratégia com base nas informações coletadas, para que assim, você possa atender às necessidades dos seus clientes e aumentar o número de vendas.

2. Escolha bons fornecedores

A escolha de fornecedores é uma etapa essencial para profissionais de dropshipping.

Quem atua na área, não precisa lidar com estoque ou envio de produtos, já que é o fornecedor que irá cuidar disso.

Contudo, é normal que em caso de problemas, o cliente procure a sua loja para ter uma solução. Para evitar que atrasos na entrega prejudiquem as suas operações, alinhe seus objetivos com os dos fornecedores e estabeleça acordos claros em relação aos prazos.

Além disso, faça pesquisas para saber se eles realmente são confiáveis e os outros profissionais estão satisfeitos com o trabalho prestado.

3. Métodos de pagamento

No Brasil, os pagamentos feitos via Pix e boletos são muito comuns, já que muitas pessoas não têm cartão de crédito ou preferem não utilizar esse método de pagamento para fazer compras online.

Mas as preferências por determinados métodos de pagamento podem mudar em outros países.

Ou seja, ofereça uma variedade de opções que lhe permita atender às preferências dos clientes em diferentes partes do mundo.

Caso você queira focar em um país específico, analise qual é o método de pagamento mais utilizado por lá.

4. Políticas de envio

Um dos fatores que o consumidor mais analisa na hora de fazer uma compra virtual é o prazo de entrega.

Sendo assim, as políticas de envio desempenham um papel fundamental no dropshipping global, já que afetam diretamente a experiência do consumidor, a reputação da marca e a eficiência operacional.

Nesse cenário, as condições de entrega não se tratam apenas do prazo, mas também dos custos de envio e devoluções de mercadorias.

Ao definir tais políticas, leve em consideração as expectativas e preferências dos clientes em diferentes partes do mundo. A parceria com bons fornecedores faz muita diferença em relação ao nível de satisfação do consumidor final!

5. Definição de estratégias de marketing

A definição das estratégias de marketing é uma atividade que faz parte do dia a dia de profissionais de dropshipping e que trabalham com vendas online.

Atualmente, para realizar vendas no ambiente digital, não basta apenas criar um site, adicionar produtos e esperar o consumidor chegar. É necessário pensar nas estratégias que vão te ajudar a alcançar o verdadeiro público-alvo do seu negócio, isto é, que realmente tem interesse no que você vende.

As ações de marketing levam em conta fatores como preferências culturais, hábitos de consumo e os canais de vendas mais eficazes.

O uso estratégico de redes sociais, divulgação de anúncios e marketing de conteúdo ajuda a ampliar o alcance da sua marca.

Isso permite que você adapte o tom de voz, as propagandas e as ofertas para atender às necessidades do consumidor.

Portanto, se você quer investir em dropshipping global, pode ter certeza de que a escolha das melhores estratégias de marketing, irá impactar a experiência do consumidor e as vendas na sua loja!

6. Monitoramento

Para avaliar efetivamente a eficácia de uma estratégia, é fundamental acompanhá-la e monitorar seus resultados.

Analise o desempenho da sua loja, as métricas de vendas e, sempre que necessário, faça ajustes na sua estratégia.

E se você pretende fazer dropshipping global e expandir suas operações para outros países, entre em contato com a Goodds – a primeira agência especializada em dropshipping do Brasil.

Estamos aqui para auxiliá-lo a expandir seu negócio e aperfeiçoar suas estratégias de marketing, esteja você no Brasil ou em qualquer parte do mundo!

Ainda tem dúvidas? Fale com nossos especialistas!

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