Atrair a geração Z é um dos objetivos de empreendedores virtuais que desejam se conectar com o público jovem!

Como nativos digitais, esses jovens trazem consigo uma profunda afinidade com a tecnologia, sendo essa uma característica fundamental a ser considerada pelas empresas.

Ou seja, eles têm uma grande afinidade com ambientes digitais, o que favorece as lojas virtuais que querem atingir esse público.

No texto de hoje, você vai descobrir como se destacar no universo virtual e atrair a geração Z, conquistando sua lealdade e aumentando significativamente o alcance da marca!

O que é a geração Z?

A geração Z é composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010.

Eles cresceram juntos com a popularização da internet e utilizam as redes sociais para consumir conteúdo, conversar com amigos, estudar e ficar por dentro das novidades.

Por se tratar de uma geração nova, muitos estudos estão sendo realizados em relação aos comportamentos deles em relação ao mercado de trabalho, carreira e hábitos.

É importante lembrar que essa turma foi a primeira a nascer um ambiente totalmente digital. Além disso, são engajados em causas sociais e ambientais.

Quais são as principais características de consumo da geração Z?

Uma das características mais marcantes da geração Z é a sua busca por autenticidade e transparência nas marcas e produtos que consomem.

Esse grupo de jovens veio para revolucionar a forma como consumimos e nos conectamos com as marcas.

Há algumas décadas, não havia tantas informações disponíveis e acessíveis de forma gratuita. As pessoas mais velhas, não contavam com várias comodidades presentes nos dias de hoje.

Os jovens de hoje cresceram em um ambiente tecnológico, o que lhes proporciona facilidade para lidar com ferramentas digitais, redes sociais e compras online.

Para atrair a geração Z, é fundamental lembrar que eles priorizam as experiências, o que influencia significativamente suas decisões de compra. Portanto, torna-se ainda mais essencial focar nos aspectos emocionais e na conexão genuína com a marca.

Esses jovens consumidores também gostam de consumir com propósito, isto é, querem adquirir produtos e serviços de marcas que geram algum valor para eles e estão ligadas a causas sociais.

Quais as melhores formas de atrair a geração Z para o seu e-commerce?

Preparar a sua empresa para atrair a geração Z envolve uma abordagem estratégica que considere as características, desejos e preferências específicas desse grupo de consumidores.

Veja as nossas dicas para você conquistar os jovens e potencializar as vendas da sua loja virtual:

Esteja presente nas rede sociais

Para atrair a geração Z, é importante lembrar que a tecnologia e a internet fazem parte da sua rotina.

As redes sociais são uma parte essencial de suas vidas e uma das principais formas de se comunicarem, compartilharem experiências e se conectarem com outras pessoas.

Através dessas plataformas, os consumidores têm acesso a uma enorme quantidade de informações, incluindo tendências, produtos, serviços, novidades e opiniões de outras pessoas sobre uma marca.

Estar presente nas redes sociais é uma forma de alcançar esse público e influenciar suas decisões de compra.

Marketing de influência

O marketing de influência é uma estratégia que consiste em fazer parcerias com profissionais influentes em um determinado nicho, conectando as três partes envolvidas: marcas, influenciadores digitais e consumidores.

Os influenciadores digitais tornaram-se figuras importantes na construção de tendências e na formação de opinião da geração Z. Eles estabelecem conexões emocionais com seus seguidores, gerando um senso de confiança e proximidade.

Através do conteúdo que criam e compartilham, os influenciadores podem impulsionar o interesse e a aceitação de marcas, produtos e serviços para esse público.

Ao fazer parcerias com influenciadores digitais, você aumenta as chances de alcançar uma audiência qualificada e segmentada.

Mobile first

O mobile first é um método muito utilizado na arquitetura de sites.

Basicamente, trata-se de uma abordagem de design e desenvolvimento de sites e aplicativos que prioriza a experiência do usuário em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

A ideia é garantir que o conteúdo e as funcionalidades do site/aplicativo sejam facilmente acessíveis em telas menores, onde a maioria dos usuários está navegando atualmente.

Isso implica em design responsivo, imagens otimizadas e carregamento rápido.

As pessoas utilizam o celular para consumir conteúdo, comparar preços, saber quais são as novidades do momento e, obviamente, adquirir novos produtos.

Ou seja, se o site da sua loja virtual não for adaptado para dispositivos móveis, os usuários terão dificuldades de utilizar suas funcionalidades. Sendo assim, você corre o risco de perder clientes.

Portanto, o mobile first é uma excelente estratégia para atrair a geração Z para o seu e-commerce.

Engajamento e interação

Para atrair a geração Z, o engajamento e a interação são aspectos essenciais que as marcas e empresas devem priorizar no planejamento de marketing.

Essa geração, altamente conectada, está sempre em busca de experiências personalizadas e significativas no ambiente virtual.

Entretanto, o engajamento com a geração Z vai além da simples divulgação de produtos ou serviços. É necessário criar conteúdo de valor, autêntico e criativo, que esteja alinhado com os seus valores e as aspirações do público.

A geração Z se interessa por profissionais e empresas que se posicionam de forma transparente e abraçam causas sociais e ambientais, o que pode gerar uma conexão emocional e um senso de pertencimento.

Quando uma marca age com transparência e defende valores importantes, a geração Z se sente mais próxima e engajada. Eles querem fazer parte de algo que faça a diferença no mundo, e isso vai além de fazer vendas.

Invista em tecnologia inovadora

A geração Z adora tecnologia e se dá muito bem com ferramentas digitais, que aprimoram a experiência de compra e oferecem recursos sensacionais.

Uma forma de atrair a geração Z através da tecnologia é por meio da realidade aumentada e da realidade virtual. Essas ferramentas permitem que os clientes ‘’visualizem’’ os produtos em seus ambientes pessoais, experimentando como eles se encaixam ou se adequam à sua vida cotidiana.

Essa experiência imersiva ajuda os consumidores a tomarem melhores decisões de compra.

Você também pode disponibilizar quizzes e jogos para estimular o engajamento e tornar a jornada de compra mais divertida e personalizada.

Nós esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para atrair a geração Z para o seu e-commerce.

E se você está em busca de soluções de marketing para potencializar a sua loja virtual, conquistar clientes e acelerar as vendas, entre em contato com a Goodds!