Atrair a geração Z é um dos objetivos de empreendedores virtuais que desejam se conectar com o público jovem!
Como nativos digitais, esses jovens trazem consigo uma profunda afinidade com a tecnologia, sendo essa uma característica fundamental a ser considerada pelas empresas.
Ou seja, eles têm uma grande afinidade com ambientes digitais, o que favorece as lojas virtuais que querem atingir esse público.
No texto de hoje, você vai descobrir como se destacar no universo virtual e atrair a geração Z, conquistando sua lealdade e aumentando significativamente o alcance da marca!
O que é a geração Z?
A geração Z é composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010.
Eles cresceram juntos com a popularização da internet e utilizam as redes sociais para consumir conteúdo, conversar com amigos, estudar e ficar por dentro das novidades.
Por se tratar de uma geração nova, muitos estudos estão sendo realizados em relação aos comportamentos deles em relação ao mercado de trabalho, carreira e hábitos.
É importante lembrar que essa turma foi a primeira a nascer um ambiente totalmente digital. Além disso, são engajados em causas sociais e ambientais.
Quais são as principais características de consumo da geração Z?
Uma das características mais marcantes da geração Z é a sua busca por autenticidade e transparência nas marcas e produtos que consomem.
Esse grupo de jovens veio para revolucionar a forma como consumimos e nos conectamos com as marcas.
Há algumas décadas, não havia tantas informações disponíveis e acessíveis de forma gratuita. As pessoas mais velhas, não contavam com várias comodidades presentes nos dias de hoje.
Os jovens de hoje cresceram em um ambiente tecnológico, o que lhes proporciona facilidade para lidar com ferramentas digitais, redes sociais e compras online.
Para atrair a geração Z, é fundamental lembrar que eles priorizam as experiências, o que influencia significativamente suas decisões de compra. Portanto, torna-se ainda mais essencial focar nos aspectos emocionais e na conexão genuína com a marca.
Esses jovens consumidores também gostam de consumir com propósito, isto é, querem adquirir produtos e serviços de marcas que geram algum valor para eles e estão ligadas a causas sociais.
Quais as melhores formas de atrair a geração Z para o seu e-commerce?
Preparar a sua empresa para atrair a geração Z envolve uma abordagem estratégica que considere as características, desejos e preferências específicas desse grupo de consumidores.
Veja as nossas dicas para você conquistar os jovens e potencializar as vendas da sua loja virtual:
Esteja presente nas rede sociais
Para atrair a geração Z, é importante lembrar que a tecnologia e a internet fazem parte da sua rotina.
As redes sociais são uma parte essencial de suas vidas e uma das principais formas de se comunicarem, compartilharem experiências e se conectarem com outras pessoas.
Através dessas plataformas, os consumidores têm acesso a uma enorme quantidade de informações, incluindo tendências, produtos, serviços, novidades e opiniões de outras pessoas sobre uma marca.
Estar presente nas redes sociais é uma forma de alcançar esse público e influenciar suas decisões de compra.
Marketing de influência
O marketing de influência é uma estratégia que consiste em fazer parcerias com profissionais influentes em um determinado nicho, conectando as três partes envolvidas: marcas, influenciadores digitais e consumidores.
Os influenciadores digitais tornaram-se figuras importantes na construção de tendências e na formação de opinião da geração Z. Eles estabelecem conexões emocionais com seus seguidores, gerando um senso de confiança e proximidade.
Através do conteúdo que criam e compartilham, os influenciadores podem impulsionar o interesse e a aceitação de marcas, produtos e serviços para esse público.
Ao fazer parcerias com influenciadores digitais, você aumenta as chances de alcançar uma audiência qualificada e segmentada.
Mobile first
O mobile first é um método muito utilizado na arquitetura de sites.
Basicamente, trata-se de uma abordagem de design e desenvolvimento de sites e aplicativos que prioriza a experiência do usuário em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
A ideia é garantir que o conteúdo e as funcionalidades do site/aplicativo sejam facilmente acessíveis em telas menores, onde a maioria dos usuários está navegando atualmente.
Isso implica em design responsivo, imagens otimizadas e carregamento rápido.
As pessoas utilizam o celular para consumir conteúdo, comparar preços, saber quais são as novidades do momento e, obviamente, adquirir novos produtos.
Ou seja, se o site da sua loja virtual não for adaptado para dispositivos móveis, os usuários terão dificuldades de utilizar suas funcionalidades. Sendo assim, você corre o risco de perder clientes.
Portanto, o mobile first é uma excelente estratégia para atrair a geração Z para o seu e-commerce.
Engajamento e interação
Para atrair a geração Z, o engajamento e a interação são aspectos essenciais que as marcas e empresas devem priorizar no planejamento de marketing.
Essa geração, altamente conectada, está sempre em busca de experiências personalizadas e significativas no ambiente virtual.
Entretanto, o engajamento com a geração Z vai além da simples divulgação de produtos ou serviços. É necessário criar conteúdo de valor, autêntico e criativo, que esteja alinhado com os seus valores e as aspirações do público.
A geração Z se interessa por profissionais e empresas que se posicionam de forma transparente e abraçam causas sociais e ambientais, o que pode gerar uma conexão emocional e um senso de pertencimento.
Quando uma marca age com transparência e defende valores importantes, a geração Z se sente mais próxima e engajada. Eles querem fazer parte de algo que faça a diferença no mundo, e isso vai além de fazer vendas.
Invista em tecnologia inovadora
A geração Z adora tecnologia e se dá muito bem com ferramentas digitais, que aprimoram a experiência de compra e oferecem recursos sensacionais.
Uma forma de atrair a geração Z através da tecnologia é por meio da realidade aumentada e da realidade virtual. Essas ferramentas permitem que os clientes ‘’visualizem’’ os produtos em seus ambientes pessoais, experimentando como eles se encaixam ou se adequam à sua vida cotidiana.
Essa experiência imersiva ajuda os consumidores a tomarem melhores decisões de compra.
Você também pode disponibilizar quizzes e jogos para estimular o engajamento e tornar a jornada de compra mais divertida e personalizada.
Nós esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para atrair a geração Z para o seu e-commerce.
E se você está em busca de soluções de marketing para potencializar a sua loja virtual, conquistar clientes e acelerar as vendas, entre em contato com a Goodds!