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30 de abril de 2022
Dropshipping

Expandindo seu negócio de dropshipping em Portugal: dicas práticas para o crescimento

O dropshipping em Portugal é uma opção viável e acessível para empreendedores que desejam trabalhar com vendas online.

O país apresenta um mercado em expansão no e-commerce, proporcionando um ambiente favorável para quem deseja atuar na área.

E se você mora em Portugal e está em busca de uma opção lucrativa para empreender ou então, está no Brasil, mas quer expandir suas operações para outros países, esse artigo é para você.

Continue a leitura e saiba mais.

Dropshipping em Portugal: quais as principais vantagens?

Fazer dropshipping em Portugal oferece uma série de vantagens para profissionais que sonham em empreender.

Dentre as principais vantagens de adotar esse modelo de negócio no país europeu, podemos citar:

• Baixo investimento inicial: um dos principais benefícios do dropshipping é que você não precisa se preocupar com o estoque, embalagem e envio de produtos, o que reduz consideravelmente os custos operacionais.

• Escalabilidade: o dropshipping em Portugal ou no Brasil oferece grandes oportunidades para escalar as operações. À medida que o negócio cresce, torna-se possível alcançar novos mercados e aumentar o número de pedidos, sem que seja necessário fazer grandes investimentos em infraestrutura.

• Menor tempo de processamento de pedidos: com o uso de ferramentas tecnológicas e uma boa estratégia de comunicação com o fornecedor, o empreendedor consegue agilizar o processamento de pedidos.

• Acesso a mercados internacionais: Portugal está bem posicionado geograficamente, o que facilita o acesso a mercados internacionais. Isso permite que os empreendedores expandam seus negócios além das fronteiras, alcançando clientes de países próximos.

dropshipping em portugal

Dropshipping em Portugal: como montar um negócio de sucesso

Montar um negócio de dropshipping para Portugal ou então, expandir suas operações para o país europeu, são formas de alcançar novos mercados e aumentar seus lucros.

Contudo, a concorrência no setor também é grande. Então, para oferecer um serviço diferenciado e criar um negócio de sucesso, é importante desenvolver um bom planejamento estratégico e executar processos de forma eficiente.

Confira, abaixo, as nossas dicas para fazer dropshipping em Portugal:

1. Pesquisa de mercado

O primeiro passo é pesquisar o mercado português para identificar nichos lucrativos e com alta demanda.

Entenda as tendências de consumo, analise os concorrentes e estude o mercado para descobrir novas tendências e oportunidades de vendas.

2. Escolha de fornecedores

A escolha de bons fornecedores é uma das etapas mais importantes para quem deseja trabalhar com dropshipping em Portugal.

Há diversos fatores que podem ser analisados aqui, como por exemplo:

• Reputação do fornecedor;

• Prazos de entrega;

• Qualidade dos produtos;

• Política de devolução.

Antes mesmo de fechar contrato com outro profissional, verifique essas e outras questões que são necessárias para você desempenhar um bom trabalho e deixar o cliente satisfeito.

Como você já sabe, o profissional de dropshipping não é responsável pelo envio e embalagem dos produtos. Entretanto, caso o cliente tenha qualquer problema, ele irá procurar você.

Portanto, selecione bons fornecedores para que juntos, vocês possam realizar uma boa parceria e melhorar a experiência do cliente.

3. Estratégias de marketing

Estratégias de marketing são um conjunto de ações desenvolvidas para atingir determinados objetivos, como por exemplo, aumentar as vendas, conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já realizaram uma compra no seu site.

Para criar estratégias fortes e consistentes, é importante saber quem é o seu público-alvo e escolher os canais de comunicação mais adequados para atingir a audiência desejada.

Cada ação de marketing pode potencializar os resultados. Entretanto, um bom conjunto de estratégias, vai tornar o processo mais eficiente.

A publicidade online, por exemplo, que se trata de anúncios pagos em plataformas como o Google Ads e Instagram Ads, permite alcançar um público mais direcionado e qualificado, isto é, que realmente tem interesse nos produtos que você vende.

Já o e-mail marketing é a estratégia que utiliza o e-mail como meio de comunicação direta com os clientes, enviando mensagens promocionais ou informativas.

O e-mail pode ser um canal de comunicação interessante para manter os clientes informados sobre novos produtos, nutrir relacionamentos e impulsionar as vendas.

Já o remarketing, que significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa, também costuma ser muito eficaz no dropshipping.

Através dessa estratégia, você pode recuperar carrinhos abandonados e despertar novamente o interesse do usuário que visitou sua loja virtual anteriormente.

4. Atendimento ao cliente

O atendimento está relacionado a forma como a empresa trata e se comunica com os clientes.

Para conquistar o seu consumidor, responda rapidamente suas principais dúvidas e ofereça um bom suporte pós-venda, que é o serviço de atendimento oferecido ao cliente após a compra de um produto ou serviço.

Uma boa estratégia de pós-vendas vai te ajudar a ganhar vantagem competitiva no mercado, pois, muitos empreendedores, focam apenas na parte de atração dos clientes, perdendo a chance de fidelizá-los.

Uma forma de otimizar o atendimento é através do uso de chatbots, que podem ser usados para responder as perguntas mais frequentes.

5. Leis alfandegárias

Leis alfandegárias são regras estabelecidas pelos governos para controlar a importação e exportação de mercadorias entre países.

Se você pretende fazer dropshipping em Portugal, deve entender quais são as leis e regulamentações relacionados à importação de produtos no país.

Isso é ainda mais importante para quem está trabalhando com fornecedores estrangeiros ou planejando vender para clientes internacionais.

Verifique os requisitos de declaração alfandegária, tarifas e impostos aplicáveis, restrições de importação e quaisquer outras obrigações legais.

6. Proteção de dados

No mundo do e-commerce, os empreendedores precisam tomar cuidado com os dados dos clientes. Se você deseja fazer dropshipping em Portugal, é fundamental que entenda as principais diretrizes do GDPR.

O GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) é o Regulamento Europeu que abrange a privacidade e proteção de dados implementado na União Europeia em 2018.

O objetivo é unificar as leis de proteção de dados na Europa, fazendo com que os indivíduos tenham maior controle sobre suas informações pessoais.

O GDPR se aplica às empresas que operam na União Europeia, assim como com as organizações fora da Europa que lidam com dados de cidadãos europeus.

Essas são as nossas dicas para você criar um negócio de dropshipping em Portugal extremamente bem-sucedido.

E se você quer otimizar o marketing do seu negócio, está no lugar certo.

A Goodds é a primeira agência de dropshipping do Brasil. Nós estamos há mais de 10 anos no mercado de vendas online revolucionando o mundo do comércio eletrônico.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe!

Ainda tem dúvidas? Fale com nossos especialistas!

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