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01 de Julho de 2022
Dropshipping

Contra entrega: o que é e como funciona?

A contra entrega (cash on delivery) é um método de pagamento utilizado em diversos países, especialmente na América Latina.

Basicamente, é uma solução que ganhou popularidade nos últimos anos com o crescimento do e-commerce e do dropshipping.

E se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona!

O que é contra entrega?

O termo contra entrega descreve um sistema de pagamento em que o cliente efetua o pagamento pelo produto ou serviço no momento em que a entrega física é realizada.

Ou seja, ao contrário do método convencional, no qual o cliente faz o pagamento antecipado na loja online, neste caso, o cliente efetua o pagamento somente após ter recebido o produto.

Esse método de pagamento é utilizado em situações em que o cliente prefere não inserir seus dados do cartão em um determinado site, já que a confiança em relação a marca não foi totalmente estabelecida.

A aceitação das modalidades e tipos de pagamento varia de acordo com as condições estipuladas. Além disso, o termo “contra entrega” é muitas vezes utilizado de forma equivalente à “cobrança na entrega”, visto que essa etapa de entrega pode abranger diferentes formas de pagamento, como dinheiro ou cartão.

Como funciona a contra entrega?

Para te ajudar a entender melhor como o método funciona, vamos dar um exemplo.

Imagine que você adquiriu um par de sapatos em uma loja virtual que vende roupas e acessórios. Ao finalizar a compra, você opta pela opção “contra entrega”.

Quando o pedido for concluído, a loja confirma a compra, envia as informações para o fornecedor, que irá cuidar da entrega.

Então, na hora em que você receber o produto, irá fazer o pagamento diretamente para o entregador.

Antes mesmo de fazer o pagamento, você pode abrir a embalagem para ver se recebeu o produto correto.

Quais são os países em que a contra entrega é mais popular?

A Colômbia é um dos países em que esse método de pagamento foi muito bem aceito pelos compradores online. 

Outros mercados interessantes são o México e o Peru.

No Brasil, esse método de pagamento não é tão conhecido.

Contudo, ele é bem popular em outros países e, por isso, pode ser uma alternativa interessante para quem deseja investir no dropshipping global.

Um dos principais motivos pelos quais a contra entrega pode ser comum em um determinado país, é que as pessoas não se sentem seguras em inserir dados do cartão em um determinado site ou então, estão mais acostumadas a pagar em dinheiro.

Contra entrega com a Rocketfy

Se você pretende focar em uma estratégia de dropshipping internacional, principalmente em países como a Colômbia, a contra entrega pode ser um método de pagamento interessante.

Para isso, é importante conhecer ferramentas que vão te ajudar a disponibilizar essa opção.

Uma delas é a Rocketfy, que oferece diversos recursos para lojistas virtuais e profissionais de dropshipping.

O processo é relativamente simples:

• Registre os seus dados e escolha o nome da loja

• Insira os produtos que você deseja vender

• Compartilhe a ligação da sua loja e comece a fazer vendas

Quais as principais vantagens da contra entrega?

Dentre as principais vantagens dessa solução, podemos mencionar:

Flexibilidade de pagamento

É comum que os consumidores tenham preferências diferentes em relação a um determinado método de pagamento.

Enquanto algumas pessoas utilizam o cartão de crédito para tudo, outras ainda preferem pagar em dinheiro ou solicitar a emissão de um boleto, por exemplo.

Então, quanto mais opções você disponibilizar, mais pessoas poderá atrair para a sua loja.

Afinal, se o consumidor não encontrar a opção desejada, ele pode desistir da compra.

Acesso a mercados internacionais

Como você já sabe, nós estamos falando de uma opção de pagamento que não é tão conhecida pelos brasileiros, apesar de ser popular em outros países da América Latina e da Ásia.

Isso significa que se você expandir seus negócios de dropshipping para outros países, vale a pena considerar essa opção.

Dessa forma, você consegue conquistar consumidores que já estão acostumados com essa modalidade.

Pagamento em dinheiro

A contra entrega permite que o pagamento seja feito em dinheiro no momento da entrega.

Mesmo com a popularização de meios de pagamento eletrônicos e com a praticidade que o cartão de débito e de crédito oferecem, muitas pessoas ainda preferem fazer o pagamento em dinheiro.

Aliás, em mercados emergentes, em que a infraestrutura de pagamento pode ser menos desenvolvida, a contra entrega costuma ser uma opção viável.

Conveniência para compradores

Quanto mais praticidade e conveniência você oferecer ao público-alvo, mais fácil para atrair clientes e atender suas necessidades.

Antes de realizar o pagamento, os clientes conseguem verificar o produto, para ver se ele foi entregue corretamente.

Caso aconteça qualquer problema, eles podem comunicar o entregador.

Os clientes que possuem uma rotina mais agitada, também costumam achar o serviço de entrega online mais conveniente, ainda mais quando o pagamento pode ser feito na hora em que o produto chegar no endereço cadastrado.

Quais as desvantagens da contra entrega?

Apesar de oferecer facilidade e conveniência tanto para lojistas quanto vendedores, existem algumas desvantagens que precisam ser consideradas:

Custos relacionados a devolução de mercadorias

Os custos envolvidos na devolução de mercadorias são uma das principais desvantagens dessa modalidade.

Quando o comprador decide não aceitar ou devolver os produtos, despesas adicionais podem ser geradas.

Por exemplo, se um comprador decide devolver um produto após a entrega, os vendedores podem ter que reembolsar o valor pago.

Maior risco de recusa na entrega

Quando o pagamento é realizado após a entrega, há a possibilidade de que o comprador recuse aceitar o produto no momento da entrega, resultando em uma situação na qual o vendedor não recebe o pagamento devido.

Se você quer disponibilizar essa modalidade na sua loja virtual, saiba que ela é muito bem aceita em alguns países.

Mas para minimizar os riscos e aumentar os lucros, é importante entender quais são os desafios envolvidos e o que deve ser feito para evitar possíveis transtornos.

A Goodds é a primeira agência de dropshipping do Brasil! Nós estamos no mercado há mais de 10 anos revolucionando o comércio online.

Para mais informações, entre em contato com a nossa equipe de atendimento!

Ainda tem dúvidas? Fale com nossos especialistas!

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