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09 de maio de 2022
Marketing

Como gerar leads para impulsionar suas vendas no e-commerce

No mundo competitivo do comércio eletrônico, gerar leads é essencial para impulsionar as vendas e alcançar o sucesso nos negócios.

Por isso, ao começar a trabalhar com vendas online, um dos primeiros passos que você deve tomar é aprender a captar clientes em potencial.

Pensando nisso, no artigo de hoje exploraremos estratégias práticas para você gerar leads e alcançar resultados expressivos. Continue a leitura e saiba mais.

O que são leads?

Leads são contatos de possíveis consumidores que demonstraram interesse em algum produto ou serviço que você oferece.

São pessoas que forneceram informações de contato, como nome e e-mail, por exemplo, através de formulários de contato ou interação com o seu e-commerce.

Com essas informações, você pode entrar em contato com eles posteriormente, fornecendo mais detalhes sobre os produtos que você vende, nutrindo um relacionamento e, eventualmente, convertendo-os em clientes.

como gerar leads

8 dicas para gerar leads

Existem diversas maneiras de gerar leads no seu e-commerce.

Dentre as principais, podemos citar:

1. Crie conteúdo de valor

A criação de conteúdo de valor é uma estratégia eficiente para fortalecer o posicionamento da sua marca e educar a sua audiência.

Quando você desenvolve conteúdo relevante para o público, você aumenta a sua credibilidade e desperta o interesse do leitor.

O objetivo é abordar temas relevantes e responder às dúvidas dos usuários, fazendo com que a sua marca, se torne uma fonte confiável de informações.

Outro benefício do conteúdo de valor é que ele gera engajamento. Quando você oferece conteúdo interessante e envolvente, as pessoas tendem a interagir, compartilhar e comentar.

O engajamento melhora o relacionamento do público com a marca, permitindo uma conexão mais profunda com os visitantes, aumentando as chances de gerar leads e convertê-los.

2. Landing page

As landing pages são ferramentas valiosas para gerar leads para o seu e-commerce.

Essas páginas têm um objetivo único, seja promover um produto, oferecer um recurso ou compartilhar informações valiosas, trazendo uma mensagem clara para o visitante, aumentando as chances de conversão.

Ou seja, elas são criadas em torno de uma oferta específica, como a divulgação de um novo produto,  um e-book gratuito ou webinar exclusivo, por exemplo.

3. Formulários

Ao solicitar informações de contato dos visitantes, você consegue estabelecer uma comunicação direta e contínua com os potenciais clientes.

Por meio desses formulários, você pode obter dados valiosos, como nome e endereço de e-mail, que ajudam na construção de uma base sólida de leads.

Além disso, os formulários também ajudam a qualificar os leads. É que você também pode incluir campos específicos, como perguntas sobre interesses, hábitos e preferências, segmentando os leads de forma adequada.

Com essas informações, você poderá desenvolver estratégias e oferecer soluções adequadas ao seu público-alvo.

4. Pop-ups

Você pode fazer uso de pop-ups no seu site, loja virtual ou blog.

Quando usados de forma estratégica, os pop-ups atraem a atenção dos visitantes e ajudam a gerar leads.

Esses elementos gráficos aparecem na página de um site, normalmente em formato de janela, destacando-se do resto do conteúdo. Eles exibem ofertas exclusivas como descontos ou acesso a conteúdo premium.

As ofertas despertam o interesse do usuário e o incentivam a tomar uma ação, como aproveitar a promoção ou fornecer informações de contato.

Entretanto, se você pretende utilizar pop-ups no seu site, existem alguns cuidados que devem ser tomados:

• Frequência moderada: pop-ups em excesso prejudicam a experiência do usuário. Então, evite exibi-las de forma exagerada ou imediatamente após o visitante acessar a página, pois isso pode ser intrusivo.

• Relevância: certifique-se de que os pop-ups são de fato relevantes para os usuários. Evite exibir elementos que distraiam o consumidor do que é mais importante para a sua estratégia de marketing e de vendas.

• Facilidade de fechamentos: o consumidor precisa ter facilidade para fechar pop-ups. Inclua um botão de fechar visível e fácil de encontrar para que os visitantes possam fechar o pop-up quando quiserem.

5. Chatbots

O chatbot é um software que mantém uma conversa com usuário em uma linguagem natural, através de mensagens, sites e redes sociais.

São como assistentes virtuais que utilizam uma interface de conversação para proporcionar uma entrega de produto, serviço ou experiência de forma interativa e amigável.

Essa ferramenta também é útil na geração de leads, proporcionando uma experiência personalizada aos usuários do site.

É que eles podem ser programados para responder perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos, serviços ou tempo de entrega e até mesmo capturar informações dos visitantes.

Além disso, estão disponíveis 24/7. Isso significa que independentemente do dia ou horário que o usuário entrar no site, ele poderá fazer perguntas ao chatbot.

Através de perguntas estratégicas, esses softwares podem solicitar o nome, e-mail e outras informações relevantes para a sua base de leads.

6. Ofereça um incentivo

Você pode oferecer um incentivo em troca de dados como nome, e-mail e telefone.

Em relação aos benefícios que podem ser oferecidos, podemos citar como principais os e-books ou cupons de desconto.

Isso estimula os visitantes a compartilharem determinados dados, para que assim, você possa enviar e-mails de marketing para divulgar produtos, serviços e novidades na sua loja virtual.

7. Otimização para mecanismos de busca

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

Basicamente, trata-se de um conjunto de estratégias para melhorar a visibilidade e o posicionamento de um site nos principais motores de busca, como o Google.

As técnicas de SEO envolvem a otimização de diversos aspectos de um site ou texto, como por exemplo, palavras-chave, velocidade de carregamento da página, qualidade do conteúdo, entre outros.

As otimizações são feitas de acordo com os critérios definidos pelas ferramentas de busca, que desejam oferecer os resultados de maior qualidade aos usuários.

8. Eventos online

Os eventos online também podem ajudar a gerar leads no ambiente digital.

Isso inclui transmissões ao vivo, webinars, conferências virtuais e outras formas de conteúdo que proporcionam interação em tempo real.

Nos eventos, você pode abordar tópicos relevantes e interessantes para a audiência. Dessa forma, torna-se possível atrair a atenção do público, criando um ambiente propício para a geração de leads.

Ao solicitar o registro para o evento, você pode pedir dados como nome, e-mail, profissão, empresa em que trabalha, entre outros. Essas informações são úteis para expandir sua base de leads!

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