O Bard, software inteligência artificial do Google, chegou ao Brasil na última quinta-feira (13).
Por enquanto, a tecnologia está em sua fase experimental. Ela é bem parecida com o ChatGPT, embora haja algumas funcionalidades e atualizações que tornam o Bard uma ferramenta ainda mais interessante.
E se você quer saber o potencial do Bard e como ele pode ajudar o seu negócio a realizar mais vendas e a otimizar processos, continue a leitura. Vamos explicar como tudo funciona.
O que é Bard?
Bard é um experimento de inteligência artificial baseado no Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo (laMDA), trazendo um conjunto de recursos avançados para otimizar a experiência do usuário.
Os modelos de linguagem baseados em LaMDA processam trilhões de palavras, aprendendo o significado e o contexto, para que assim, seja possível desenvolver respostas de acordo com os comandos apresentados.
Na prática, ele gera textos baseados com a pergunta realizada, fornecendo resumos ou criando histórias.
Depois de ter sido lançado há alguns meses nos Estados Unidos e no Reino Unido, o serviço agora está disponível no Brasil, em português e em mais 39 idiomas.
Como você já sabe, o Google avisou que a tecnologia é experimental e por isso, pode fornecer respostas imprecisas. Os usuários podem dar feedbacks para aumentar o desempenho do produto no futuro.
Como funciona?
Se você já utiliza o ChatGPT, não vai ter dificuldades para se adaptar ao Bard.
Apesar de serem duas ferramentas diferentes, ambas funcionam de formas semelhantes.
Para começar, você deve acessar o site do Bard.
No primeiro acesso, leia as regras de uso e outras informações antes de aceitar prosseguir.
Após entrar com a sua conta do Google, você já poderá utilizar as funcionalidades da ferramenta.
Agora, é só digitar a sua pergunta e enviar. Assim como com o ChatGPT, é importante criar perguntas objetivas, para que a ferramenta forneça respostas precisas e direcionadas aos comandos oferecidos.
Em apenas alguns segundos, o robô já te dará uma resposta, de acordo com o que você perguntou.
Quais são os principais recursos do Bard?
A ferramenta oferece diversos recursos para facilitar a sua experiência, como por exemplo:
Pesquisa por comando de voz
Você, certamente, já utilizou a fala para executar atividades no smartphone.
Essa funcionalidade é extremamente útil para conversar com amigos e dar orientações quando você prefere falar ao invés de digitar.
O comando de voz gera praticidade e facilidade no dia a dia e, portanto, também pode ser útil em ferramentas de inteligência artificial.
No Bard, se você achar melhor, você utilizar o prompt de voz para fazer perguntas e receber sugestões.
Para usar o recurso, basta apenas clicar no ícone do microfone, que se encontra ao lado do botão ‘enviar’.
Resposta em texto e imagem
Esse é mais um diferencial dessa inteligência artificial do Google.
Se você preferir, pode pedir para o sistema te responder com uma imagem ao invés de um texto.
A ideia é entregar ao usuário, além de respostas, mecanismos visuais para facilitar o entendimento e trazer mais praticidade.
Exportar o texto gerado
Após fornecer a resposta ao usuário, a ferramenta também tem a capacidade de transferir o texto para o Gmail ou Google Docs.
Isso significa que você pode fazer uma pergunta específica no site e, assim que receber a resposta desejada, enviá-la para seus colegas ou salvar um rascunho no gerenciador de e-mails do Google.
Envio de imagens
É possível carregar uma foto salva no seu computador dentro da plataforma, que irá gerar uma legenda, baseada nas características da imagem.
Isso te ajuda a otimizar tempo, já que a ferramenta cria um texto adequado para a imagem em questão.
Depois disso, você pode exportar o texto gerado ou então, adaptá-lo de acordo com o que for melhor para a sua estratégia.
Bard X ChatGPT: qual é o melhor?
Quando uma nova tecnologia surge, é normal que as pessoas comecem a fazer comparações entre elas.
Afinal, todos estamos em busca das melhores ferramentas do mercado para otimizar processos e obter respostas confiáveis.
Mas em relação à melhor plataforma, é importante lembrar que cada uma possui determinadas vantagens. Então, a ideia aqui não é escolher uma ou outra, mas assim, utilizá-las de modo mais conveniente em cada situação.
O ChatGPT, por exemplo, foi atualizado pela última vez em setembro de 2021. Isso significa que ele não traz informações sobre acontecimentos posteriores a essa data.
Já o Bard é atualizado em tempo real. Ou seja, você pode fazer perguntas sobre coisas que aconteceram hoje mesmo.
Quando o ChatGPT foi lançado, ele surpreendeu os usuários com suas respostas precisas e objetivas sobre diversos assuntos, além de oferecer outras ferramentas disponibilizadas na versão paga.
Ele é um modelo de linguagem projetado para conversação.
Já a ferramenta de inteligência artificial do Google combina aprendizado supervisionado, o que permite realizar tarefas que vão além de conversas.
Sendo assim, é um modelo de geração de textos que abrange mais tarefas, como redação de código, por exemplo.
Como o Bard pode ajudar profissionais e empresas que trabalham com vendas online?
Quem trabalha com vendas online, sabe a importância de utilizar ferramentas de modo estratégico para ganhar vantagem competitiva e crescer no mercado.
E a nova tecnologia de inteligência artificial do Google pode ajudar profissionais que possuem uma loja virtual, realizam vendas através de plataformas de marketplace ou atuam com dropshipping.
Veja só os principais benefícios:
Gerar leads
A ferramenta pode ser utilizada como forma de gerar leads ao responder perguntas de clientes em potencial nos canais de comunicação utilizados pelo seu negócio.
Além disso, também pode fornecer suporte técnico aos consumidores.
Personalização
Uma das coisas mais importantes para quem trabalha com vendas online é a personalização do atendimento e das estratégias de marketing.
Com o Bard, você consegue otimizar a experiência de compra para recomendar produtos que sejam relevantes de acordo com as necessidades, desejos e interações do cliente.
Agora que você já sabe o que é como funciona a nova ferramenta de inteligência artificial do Google, poderá utilizá-la no seu dia a dia para otimizar processos e impulsionar os seus negócios.
A Goodds é a primeira agência de dropshipping do Brasil. Nós estamos no mercado de vendas online há mais de 10 anos.
Se você está em busca de soluções personalizadas para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe!